ANATOMIA DO OMBRO
O Ombro
O ombro é a articulação do membro superior que liga o tronco ao braço. É a articulação que apresenta a maior amplitude de movimento no corpo, sendo capaz de movimentar-se em vários planos. O principal objetivo desta articulação é, em conjunto com o cotovelo, levar a mão a ilimitadas posições.
Todo este movimento exige uma complexa rede de articulações, músculos e ligamentos em harmonia coordenado pelo sistema nervoso.
As estruturas:
A-Ossos
B-Ligamentos
C-Músculos
Três ossos compõe as articulações do ombro:
1-Clavicula: Osso em forma de S que liga o tórax ao braço.
2- Escapula (omoplata): é um osso triangular , a maioria dos músculos da articulação do ombro saem da escapula (origem) ou nascem na coluna, tórax ou pelve e inserem e movimentam a escapula (inserção)
3- Úmero : A parte superior do osso do braço tem a característica de possuir cartlagem para articular com a glenoide (parte da escapula) e é o local de inserção de músculos para permitir o movimento do ombro.
Ligamentos:
Ligamentos são estruturas que ligam um osso ao outro, tem dupla função:
A)orientar e restringir o movimento.
B) Informar o cérebro da posição dos ossos para coordenar os movimentos harmonicamente
Os Principais ligamentos do ombro são:
-
Ligamentos acrômio-claviculares: impedem que a clavícula eleve-se (luxação acrômio clavicular)
-
Ligamentos gleno-umerais: São três superior, médio e inferior. Eles impedem o deslocamento do ombro (luxação recidivante do ombro)
Músculos
Especial atenção a dois grupos :
-
Manguito rotador: São quatro músculos que nascem na escapula e inserem na cabeça do úmero, tem duas funções.
a)promovem o movimento da articulação do ombro.
b)manter a cabeça do úmero centralizada na articulação permitindo outros músculos exercerem força no ombro sem desloca-lo (estabiliza o ombro)
2. Deltoide: musculatura externa do ombro, principal função é promover movimento e força no ombro.
Músculo Deltoide + Manguito
Articulações
Para facilitar o entendimento, o movimento do ombro é composto pela somatória do movimento de duas articulações:
1- Articulação escapulo torácica: A escápula é um osso muito interessante, nela inserem-se muitos músculos que se originam no tórax , coluna e pelve, estes músculos tem o objetivo de posicionar e estabilizar a escapula em uma posição ótima, para que exija menos esforço da musculatura que movimenta a articulação gleno-umeral, ou seja, a escápula funciona como um trampolim (multiplicador de forças) para a articulação gleno umeral.
O espaço de deslizamento escápulo torácico é uma falsa articulação entre a escápula e o gradil costal. Além de otimizar a função da articulação subsequente(gleno-umeral) contribui com aproximadamente 40 % do movimento do ombro.
2- Articulação gleno-umeral. Une a escápula ao úmero. É uma articulação verdadeira, apresenta cápsula articular (tecido que produz e impede o extravasamento do líquido sinovial) , nesta cápsula também encontramos vários ligamentos (estruturas estabilizadores que ligam o osso a outro osso).
A conformação óssea desta articulação permite muito movimento porém é muito instável, no intuito de melhorar esta estabilização a camada mais interna de músculos chamada de manguito rotador(formada por 4 músculos) liga a escápula ao úmero e através de contração isolada ou em conjunto permite a centralização da cabeça umeral através da neutralização de forças instabilizantes..