Snapping de Escápula
Introdução
O Snapping da escápula é uma patologia frequente e pouco diagnosticada mesmo por ortopedistas experientes. Trata-se de uma disfunção do espaço de deslizamento da articulação escápulo torácico(ver o tópico conheça o Ombro).
Normalmente os sintomas são dor e crepitação ao movimentar o ombro principalmente quando o fazem acima da cabeça, os sintomas são localizados na borda supero-medial da escápula na maioria dos casos, podendo irradiar para coluna cervical. O tratamento é na maioria das vezes sem cirurgia, corrigindo a mecânica desta articulação.
Anatomia
O tópico conheça o ombro aborda a anatomia do ombro geral, algumas peculiaridades sobre a articulação escápulo torácica serão abordadas neste tópico.
A escápula é um osso triangular articulado através de uma superfície de deslizamento com a parte posterior da parede torácica. A escápula é estabilizada através de dois mecanismos, uma ligação óssea através da clavícula (Articulação acrômio clavicular) ligamentos coracoclaviculares (conóide e trapezoide) . A estabilização dinâmica feita por grupos musculares que se originam do tórax, coluna cervical, torácica, lombar e bacia. O equilíbrio permite que a escápula deslize harmonicamente sobre a caixa torácica posicionando a articulação gleno umeral em posição ótima assim poupando energia do deltóide e manguito. Além disso 30-40 % do movimento do ombro é feito nesta articulação.
Bursas são localizadas entre a escápula e a parede torácica permitindo um deslizamento mais harmônico , porém quando há algum problema neste deslizamento elas inflamam causando dor e crepitação nesta articulação
Fisiopatologia
Normalmente dividimos didaticamente os problemas desta articulação em patologias do equilíbrio muscular e anormalidades anatômicas (ósseas e não ósseas) . Problemas da articulação glenoumeral também podem sobrecarregar e alterar a escápulo torácica (principalmente capsulite adesiva e lesões de manguito rotador)
Patologias do equilíbrio muscular
Discinesia escápulo torácica
Atrofias musculares
Variações anatômicas
Patologias neurológicas/ lesões de nervo
Patologia anatômicas (óssea e não ósseas)
Subdividas em:
1-patologias ósseas parede torácica/ coluna
Escoliose
Cifose
Fratura de costelas
Osteocondroma (tumor ósseo)
2- patologias da escápula
Tubérculo de Luschka (proeminência óssea do ângulo supero medial da escápula)
Angulação excessiva do ângulo supero medial
Osteocondroma (tumor ósseo)
Tratamento
O tratamento do Snapping escapular visa corrigir a patologia básica, a maioria das causas estão nas patologias do equilíbrio muscular que são corrigidas através de fisioterapia adequada. Patologias anatômicas também possuem um bom índice de melhora clínica com o tratamento conservador (uso de anti inflamatórios via oral , infiltração local de anti inflamatórios e fisioterapia).
Quando há lesão anatômica muito acentuada ou não resposta a tratamento clínico consideramos o tratamento cirúrgico.
Tratamento cirúrgico
Temos a opção de cirurgia aberta ou artroscópica para a articulação escápulo torácica. Sendo a vantagem da primeira exigir menos experiência e equipamentos. A vantagem da artroscopia é ir direto ao local acometido, sem precisar descolar músculos saudáveis para acessar a lesão anatômica.
Cirurgia Aberta
A ressecção do angulo supero medial normalmente é a cirurgia para a correção anatômica, as figuras abaixo ilustram o procedimento.
Cirurgia Artroscópica
Normalmente um procedimento semelhante ao aberto exceto por não necessitar desinserir a musculatura é feito por 3 pequenas incisões de 5 mm. O que permite uma reabilitação mais rápida e menos dor ao paciente.